MonitoraIT

O MonitoraIT é um sistema para gestão e monitoramento da infraestrutura de TI, que permite a garantia da continuidade e precisão do funcionamento de hardwares e softwares. Destina-se à prevenção, identificação e correção de irregularidades como lentidão, inacessibilidade ou interrupções indesejadas para garantir a disponibilidade da TI. Por meio de seus dashboards, os indicadores são policiados. Relatórios, gráficos e alertas revelam o desempenho e o comportamento do negócio, auxiliando na automação da gestão dos sistemas e no dimensionamento da infraestrutura ideal para atender às demandas atuais e futuras da empresa.

Monitoramento de Servidores (fisicos e virtuais)

Gerencie a continuidade dos servidores da sua empresa. O MonitoraIT envia mensagens para alertar sobre eventuais falhas a tempo de corrigi-las, sem que afetem o negócio. Os plugins VMware da ferramenta foram desenvolvidos para monitoramento tanto de servidores hospedeiros (VMWare Server), quanto os servidores virtualizados.

Com esta ampla cobertura, o MonitoraIT permitirá que a sua organização otimize plenamente os seus investimentos e melhore a garantia dos mais altos níveis de serviço. Você poderá facilmente entender o estado do ambiente virtualizado e não virtualizado, e obter a informação que você precisa para gerenciar de maneira mais proativa a sua infraestrutura. Além disso, o MonitoraIT oferece recursos de gerenciamento de nível de serviço para que você possa, de forma mais eficaz, garantir que os aplicativos de negócios hospedados nesses ambientes virtualizados estejam em conformidade com os acordos de nível de serviço.

Monitoramento de Rede

O MonitoraIT alerta com antecedência potenciais interrupções, problemas de desempenho e problemas de capacidade do sistema para acelerar a recuperação dos incidentes e o tempo médio de recuperação. Disponibiliza histograma de tráfego, avaliação da disponibilidade, telas com mapas e lista de itens com status. Tudo para facilitar a visualização de seu ambiente. O software alerta com antecedência as potenciais interrupções, problemas de desempenho e problemas de capacidade dos sistemas monitorados, permitindo que você tome ações rápidas de correção, reduzindo o tempo de parada. Com o diagnóstico preliminar de problemas, você poderá corrigi-los proativamente antes que os serviços estratégicos sejam afetados.

Monitoramento de Storages

O MonitoraIT realiza o monitoramento contínuo dos Storages e fornece maior controle à equipe de TI com informações sobre a disponibilidade, o desempenho e a capacidade livre e utilizada. Ele permite a antecipação dos problemas iminentes, e também a identificação das suas causas. Você pode, por exemplo, determinar se os problemas de armazenamento estão sendo causados pelo desempenho dos aplicativos ou por problemas de hardware.

Monitoramento de Aplicações

Hoje, não interessa o tamanho, o foco ou o setor, todas as organizações precisam fornecer uma experiência superior aos seus clientes para garantir seu crescimento. Lentidão, inacessibilidade ou interrupções nas aplicações críticas para o negócio provocam perdas de vendas, de clientes e de produtividade. No entanto, ter controle sobre essas aplicações está mais difícil do que nunca devido à dinamicidade e à complexidade dos ambientes de TI. Sem um meio de gestão adequado, o departamento de TI será sempre creativo, absorvendo os investimentos do negócio em correções de problemas ao invés de soluções e diferencial competitivo. Gerenciar estes ambientes críticos e heterogêneos requer uma solução fácil, flexível, escalável e integrada: uma ferramenta que automatize a gestão dos sistemas e reduza o tempo de identificação, prevenção e correção de problemas.

O MonitoraIT fornece flexibilidade e autonomia para organizações com diferentes ambientes – dos mais complexos aos mais simples – e está preparado para monitorar aplicações críticas em tempo real. A ferramenta é compatível com diversas aplicações de mercado e permite o gerenciamento com os parâmetros recomendados pelos fabricantes, conforme as características de cada aplicação, qualificando ainda mais os serviços fornecidos aos clientes e usuários.

Análise de Tráfego na Rede

As organizações estão cada vez mais dependentes das aplicações e comunicações em rede para garantir a continuidade dos negócios. Ao mesmo tempo, a crescente introdução de novos servidores, estações de trabalho, dispositivos móveis e serviços de TI conectados em rede aumenta ainda mais o fardo do administrador, os custos e a complexidades da gestão.

Ao gerenciar o tráfego da rede, a TI acompanha todo fluxo de informação que passa pela sua infraestrutura, obtendo informações fundamentais para melhorar a performance e a disponibilidade.

Com o MonitoraIT, a análise dessas informações é constante. Todos os sistemas e itens de configuração passam por em raio X. Por meio da análise de tráfego, é possível verificar e monitorar o comportamento detalhado dos dados que trafegam pelos segmentos da rede da empresa. Identificam-se gargalos e informações sobre consumo da banda disponível, protocolos mais utilizados, destinos mais acessados, distribuições percentuais de ocupação da banda e logs de downloads/uploads. As medições de aplicações ou endereços IPs são claramente organizadas por gráficos do tipo "Top10".

Compliance às Melhores Práticas de TI

Para implementar as melhores práticas de TI e fazê-las produtivas, você precisa de uma ferramenta de monitoramento que provenha um entendimento detalhado e apurado dos componentes da rede e dos dados que trafegam nela. O MonitoraIT apoia a implantação de diversos frameworks e sistemas de gerenciamento (ITIL®, COBIT®, ISO/IEC 20000, entre outros).

Através de relatórios, gráficos e alertas, os indicadores da área de TI são policiados, apresentando o desempenho e o comportamento de todo o negócio. Estas informações permitem a auditagem dos acordos de nível de serviço (SLA) encontrados na empresa, auxiliando no dimensionamento e maximização da lucratividade das operações de tecnologia da informação, conforme recomenda os frameworks ITIL® e COBIT®. O MonitoraIT também elucida informações de análise de risco, confiabilidade e disponibilidade, fatores indispensáveis na implantação da Basiléia II e da SOX.

Gerenciamento da Capacidade (capacity planning)

O MonitoraIT investiga se essa capacidade atende à demanda atual e auxilia na tomada de decisão quanto a novos investimentos. Através dos gráficos gerados, com poucos cliques você consegue projetar cenários no futuro, simulando variações na capacidade, na demanda ou em ambos e decide sobre qual a capacidade ideal para seus serviços de TI serem bem percebidos pelos usuários.

Gerenciamento de Mudanças

O MonitoraIT possibilita que você avalie esses impactos, tanto para seu negócio quanto para os usuários, fornecendo informações para o melhor planejamento de como se dará a mudança. Os indicativos apontam o que poderá ocorrer, quais as conseqüências e áreas mais afetadas.

Gerenciamento de Impacto e Eventos

Com o MonitoraIT, você consegue determinar níveis de prioridades e graus de importâncias para os eventos detectáveis. Através do monitoramento você conhece quando e qual será a área mais afetada, além de definir a ação necessária para a sua correção, o mais rápido possível.

Gerenciamento de Performance e Disponibilidade

Com o MonitoraIT, é possível gerenciar a disponibilidade e a performance de todos os recursos em tempo real, mantendo-os alinhados e de acordo com as expectativas dos usuários. Esse monitoramento fornece informações concretas e essenciais para a rápida tomada de decisão.

CMDB

O MonitoraIT organiza as informações sobre cada item da estrutura de TI de sua empresa. Esse monitoramento permite controles e melhorias constantes em seus níveis de serviço, reduzindo o retrabalho e aumentando a reutilização de ativos. Através das métricas dos dashboards e relatórios identificam-se as tendências na qualidade dos serviços e dos itens de configuração. Além disso, o departamento de TI estabelece controles de auditoria, indispensáveis para a implementação de programas de boas práticas de governança de TI.

Gerenciamento do Nível de Serviços (SLM/GNS)

O MonitoraIT traz diversos resultados para as empresas no que diz respeito à agilidade de disponibilização de documentos de Acordo de Nível de Serviço (SLA) e Acordo de Nível Operacional (OLA) em ambientes internos e externos. É possível elaborar e monitorar as conformidades acordadas, tanto dos fornecedores, quanto das equipes internas. Na elaboração do SLA, define-se o percentual da conformidade acordada, os acordos de nível operacional (OLA) e seus impactos no SLA. Além destes, é possível descrever detalhes dos recursos necessários, os seus relacionamentos, os indicadores de desempenho, os objetivos do nível de serviço e demais comentários. O MonitoraIT possui um painel de Gestão do Nível de Serviço, onde existem tabelas e gráficos com as informações de controle dos SLA’s do negócio, incluindo radares e os acordos de nível de serviço que mais falham e geram alertas.

Vídeos

Gestão de Nível de Serviços

Monitoramento de Rede e Análise de Capacidade e Demanda

Monitoramento de Infraestrutura de TI alinhado ao ITIL